domingo, fevereiro 25, 2007
UM DESAFIO MENTAL EM 10 DIAS
1 - Durante os próximos dez dias recuse pertinentemente todos os pensamentos, sensações, questões, palavras, ou até mesmo metáforas com uma implicação triste, depressiva ou negativa.
2. Se se surpreender com um desses pensamentos negativos – o que muito possivelmente acontecerá – faça a si mesmo(a) as perguntas matinais e nocturnas, começando com as perguntas para a resolução de problemas.
3. Todas as manhãs, ao acordar, responda às perguntas matinais. Antes de adormecer responda às perguntas nocturnas. Isto tem um efeito miraculoso para o(a) ajudar a sentir-se bem.
4. Durante os próximos dez dias concentre-se exclusivamente e de forma total, na solução e não nos problemas.
5. Se, apesar de tudo, lhe surgirem pensamentos, perguntas, ou sensações de carácter negativo, não se culpabilize. Transforme-os imediatamente. Se, contudo, os pensamentos ou sensações negativas se mantiverem, nada estará perdido: espere até à manhã seguinte para começar de novo o seu período de treino mental de dez dias.
A SOLUÇÃO ESTÁ SEMPRE NAS PERGUNTAS
PERGUNTAS PARA A MANHÃ
1. Sobre que coisas da minha vida já me sinto feliz? E o que é que exactamente elas me fazem sentir feliz? Que sensação me dão?
2. Sobre que aspectos da minha vida estou neste momento entusiasmado(a)? E o que é que precisamente me entusiasma? E o que é que exactamente me excita, motiva, energiza? Que sensação isso me dá?
3. Do que é que estou neste momento orgulhoso(a) na minha vida? E o que é que exactamente me faz estar orgulhoso(a)? E que espécie de sensação isso me dá?
4. De que é que estou agradecido(a)? O que me faz, precisamente, sentir-me agradecido(a), totalmente vivo(a)? E que sensação me dá esta consciência que já possuo?
5. O que me faz vivenciar maior prazer na minha vida neste momento? O que é que me faz exactamente criar esse prazer? E que sensação isso me dá?
6. Em que aspectos ou áreas me sinto neste momento mais implicado(a) na minha vida? O que origina exactamente este envolvimento? Que sensação provoca esta entrega em mim?
7. Do quê e de quem é que eu gosto realmente? Quem gosta de mim? Que sensação me dá isso?
PERGUNTAS NOCTURNAS
1. O que é que eu dei hoje? De que formas fui hoje um doador (uma doadora)?
2. O que aprendi hoje?
3. De que forma contribuiu o meu dia de hoje para a qualidade da minha vida? Como posso empregar o dia de hoje como um investimento no meu futuro?
PERGUNTAS PARA RESOLVER PROBLEMAS
1. Qual é o aspecto bom, o que é útil neste problema?
2. O que é que ainda não é perfeito na minha vida?
3. O que estou disposto(a) a fazer para que as coisas se tornem como eu quero que sejam?
4. O que é que eu não quero fazer mais para que tudo se torne como eu desejo?
5. Como me posso divertir com o acontecimento enquanto faço o que deve ser feito, para que tudo se torne como eu quero que seja?
Retirado do livro:
Notes from a Friend -
A Quick and Simple Guide to Taking Charge of Your Life
Anthony Robbins
terça-feira, fevereiro 06, 2007
RAPPORT - O INGREDIENTE MÁGICO DO COACHING
Qual é a diferença que faz a diferença quando você se sente confortável e apreciado por alguém, mesmo quando ele discorda do que você diz?
Como é que você gosta instantâneamente de algumas pessoas que encontra, enquanto que de outras, você não consegue nem se aproximar?
Porque é que você pode falar com algumas pessoas durante horas e isso parecer-lhe apenas alguns minutos?
A resposta para todas essas perguntas é o Rapport. Um dos alicerces da PNL e o mais importante processo em qualquer comunicação. Quando as pessoas estabelecem uma comunicação onde existe rapport, elas acham que é fácil serem entendidas e acreditam que seus interesses são altamente considerados pela outra pessoa.
Rapport significa receptividade ao que a outra pessoa está a dizer; não significa necessáriamente que você concorde com o que está sendo dito. O que acontece é que, quando você está em Papport, algo mágico acontece. Você e os outros sentem que são escutados e ouvidos. Num nível inconsciente, existe o confortável sentimento de que... "Esta pessoa entende-me e eu posso relaxar".
O verdadeiro Rapport cria uma atmosfera de confiança mútua. E assim, se você está usando o rapport como um meio de influenciar outra pessoa a pensar como você pensa, fique a saber que, em algum nível ela sabe disso instintivamente e não irá reagir positivamente. Entretanto, se você se tornou um perito na arte do Rapport e a sua intenção é ouvir e ser ouvido, para alcançar soluções ganha-ganha ou para criar amizades genuínas, você poderá tornar-se num comunicador poderoso e confiável.
Muitas vezes, as pessoas estão naturalmente em rapport. Você já percebeu que alguns casais nos restaurantes estão em sintonia um com o outro e que os seus corpos se movem juntos como que dançando? Preste atenção às crianças a brincar. Observe as interações nas reuniões. Veja, ouça e sinta o verdadeiro efeito de duas pessoas que estão em Rapport; Observe em silêncio, os resultados da sincronicidade dos seus movimentos na comunicação mágica que estabelecem!!!
Rapport é a essência da comunicação bem sucedida. É a capacidade de estar disponível para o mundo do outro, sentir o que ele sente, e criar fortes laços em comum.
Adaptado do Artigo do Mês www.golfinho.com.br