terça-feira, novembro 27, 2007

 
O QUE É COACHING DE IDENTIDADE ?

Fazer Coaching de Identidade é uma maneira de você optimizar o uso do seu potencial e dos seus recursos de excelência. É uma metodologia orientada para a definição das suas metas, a formulação de novos objectivos, e o reenquadramento dos seus medos e problemas. No coaching, comunicação e linguagem fazem a diferença; em especial, a comunicação que você estabelece consigo em primeira mão; depois, aquela que, excelentemente direccionada, torna mais produtiva, bela e inspirada, a sua relação com os outros.

Informações, Consultas e Formação, contacte:

Cristina Seabra
Coach Internacional Certificado
MasterPractioner em Programação NeuroLinguística
Consultora em Panorama Social Mental
Formadora Certifica pelo IQF

Telemovel: 969926333

domingo, novembro 18, 2007

 
Comportamentos indesejáveis e trabalho de partes
em Programação Neurolinguística

Pode dizer-se que toda a PNL tem como fim a aprendizagem sobre o funcionamento da mente para, com esse conhecimento, podermos criar novos comportamentos ou transformar comportamentos não funcionais. A esse processo de descoberta chamamos “tornar conscientes os processos inconscientes que se operam na mente”. São estes processos que são os responsáveis pela nossa maneira de sentir e reagir. O conhecimento desses processos que habitualmente têm lugar de forma inconsciente, estão na base das intervenções em coach e terapia. Assim, partimos do princípio que o comportamento é determinado directamente por uma representação mental que interage com uma sensação. Partimos do princípio que essa representação mental e essa sensação são o produto duma história pessoal (acontecimentos e respectiva interpretação pessoal, valores, convicções, uso da linguagem, decisões, etc.). Partimos também do princípio que qualquer comportamento quer realizar uma intenção e que essa intenção é sempre positiva, pelo menos para a pessoa que age dessa forma. Assim, há em PNL diversas formas que ajudam a transformação de comportamentos. Podemos transformar directamente as representações mentais referentes ao comportamento e substitui-las por outras representações sensoriais (outras imagens, sons, sensações, palavras) que sejam mais funcionais. Podemos indirectamente transformar as representações mentais e sensações que estão na origem do comportamento utilizando técnicas que vão actuar na nossa história pessoal, as chamadas terapias da linha do tempo. E há outra técnica, de que vou falar aqui e que não tem necessidade de recorrer à terapia da linha do tempo. Para resolver um problema, não é necessário conhecer o eventual caso que possa estar na origem do comportamento. A este processo chamamos o “trabalho de partes”. Quando uma pessoa insiste num comportamento que não quer ter, então torna-se altamente produtivo olhar para esse comportamento como sendo um comportamento de uma “parte” dentro de nós, uma parte que não está sob o nosso controlo. Se pudéssemos controlar essa parte, certamente que transformaríamos o comportamento com facilidade.
Quer ler o artigo completo?
Clique s.f.f.:http://www.pnl-portugal.com/artigos_comportamentos%20indesejáveis.htm

posted by José Figueira

 
O QUE É A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA?

Esta pergunta é simples e ao mesmo tempo complexa, pois cada um de nós pode possuir uma idéia ou um conceito diferente e a maioria deles pode ser útil em algum contexto.Agora, ter uma noção clara, precisa e palpável serve para desmistificar a PNL ao mesmo tempo que serve para eliminarmos resistências por parte de pessoas que têm preconceitos negativos sobre ela.Penso que torná-la mais confiável, mais agradável e mais atraente para as pessoas é algo que todos que sabem do seu potencial querem conseguir (você não quer ?).
Outro ganho importante em saber o que é PNL é o seu próprio aumento de entusiasmo e vontade de aprender algo que está bem definido em sua mente.
Neste caso Richard Bandler pode ajudá-lo. Segundo Bandler PNL é:"O ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO E O QUE PODE SER FEITO COM ELA."Este conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estrutura e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).Bem, esta definição, enquanto precisa e técnica, pode ser um pouco complexa para algumas pessoas, portanto eis outra mais simplificada:
"PNL É O ESTUDO DE COMO REPRESENTAMOS A REALIDADE EM NOSSAS MENTES E DE COMO PODEMOS PERCEBER, DESCOBRIR E ALTERAR ESTA REPRESENTAÇÃO PARA ATINGIRMOS RESULTADOS DESEJADOS."
Assim gostaria de enfatizar que uma das consequências da própria definição é que: "A PNL é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Nós ensinamos as pessoas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam estas informações para mudar."(Richard Bandler).
Finalmente o que espero e desejo aos praticantes de PNL é que eles, ao conhecerem a definição, saibam cada vez mais, como o nosso sistema neurológico (NEURO) representa a realidade, como perceber e usar isto através da linguagem (LINGÜÍSTICA) e da comunicação não verbal e como ajudar as pessoas a organizar esta informação para atingir metas específicas (PROGRAMAÇÃO).
Getúlio Barnasque, trainer em PNL certificado por Richard Bandler (publicado na Golfinho).
In, pnl-portugal.blogspot.com (publicado por José Figueira - ver Blogue indicado)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?