sexta-feira, junho 15, 2007

 
CONDUZIR O DIÁLOGO INTERNO NEGATIVO

O diálogo interno é uma parte importante e valiosa do nosso processamento interno, desde que saibamos como usá-lo e como conduzi-lo. No entanto, poucos de nós, recebem lições de como usar e conduzir o processo interno de pensamento e de sensações, deixar o nosso diálogo interno em paz,... e , assim, nós acabamos por desenvolver o nosso próprio modo de lidar com ele através de tentativas e erros. E na verdade são esses resultados da tentativa e erro, mesmo razoavelmente efetivos, que nos colocam na direcção da nossa vida emocional.

Como a PNL nos permite "modelar" ou examinar como usamos a nossa mente e corpo, isso é um insight valioso para que possamos conduzir melhor a nossa vida.
Aplicar a PNL no diálogo interno negativo significa termos escolhas para melhorar a forma como usamos essa capacidade:


Substitua-o por um fluxo de diálogo interno mais aprazível;
Re-direccione-o prestando atenção aos outros sentidos físicos como a audição, a visão e as sensações cinestésicas;
Negocie com ele: faça um acordo com seu próprio diálogo interno... não o deixe simplesmente à solta;
Altere-o: mude a maneira como você fala consigo porque isso tem um efeito calmante e lhe dá mais apoio.
Dirija-o: desenvolva a capacidade de decidir não "acolher" certos tipos de pensamentos.
Reconheça-o: como algo que estamos habituados a ouvir, e que, na verdade, pode ser escutado de um modo diferente.

USE-O OU FICA À MERCÊ DELE

Quando "usado" efetivamente, o nosso diálogo interno é um recurso admirável, uma dádiva que nos permite pensar com criatividade, realismo, lógica, com continuidade, com crítica, etc. Sem essas capacidades, nós não seríamos capazes de aCtuar efetivamente na vida diária.

O problema com o diálogo interno negativo tem origem no facto de que nós não sabemos que podemos dirigi-lo, ou se sabemos, não sabemos como dirigi-lo. É mais ou menos como ter um cachorro. Se o cachorro foi treinado, ele pode ser uma óptima companhia, ajudar na segurança e ser um companheiro fiel. Porém, se sempre permitiram que ele fizesse tudo o que queria, ele pode causar destruição dentro e fora de casa – e até mesmo arriscar a segurança dos amigos e da família!

É perfeitamente possível aprender a dirigir o diálogo interno. Basta ter consciência de que ele existe, e aprender a usá-lo como uma força, que pode ser eficazmente direccionada.
Texto adaptado de um artigo publicado na The Pegasus NLP Newsletter – novembro de 2006 com o título de Dealing with Negative Self-Talk no site http://www.nlp-now.co.uk/

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?