sexta-feira, junho 15, 2007

 
PAZ DE ESPÍRITO - UM RECURSO PARA O NOSSO DIÁLOGO INTERNO

Entre as muitas maneiras de reduzir o diálogo interno para melhorar a qualidade das nossas vidas, A PAZ DE ESPÍRITO é talvez uma das mais importante. A Paz de Espírito torna-se muito mais fácil quando somos capazes de nos sentarmos quietos... fazer uma caminhada... apreciar um filme ou um concerto sem ter o nosso diálogo interno a tagarelar sobre todas as coisas que precisam de ser feitas a toda hora do nosso dia e da noite, nos nossos afazeres, nas nossas relações, na nossa vida. Paz de Espírito é o contrário de passar o tempo todo a comentar internamente sobre o nosso desempenho nas mais variadas situações... é o contrário de ficar abosorvido no passado, a perguntar "porque fiz isto", "porque é que o outro fez aquilo", "o que é que faltou fazer", etc, etc, etc.
Paz de Espírito é um estado de serenidade e paz interior, que nos permite estar bem e serenos hoje, agora, no momento presente, independentemente do nosso passado que já lá vai... ou do futuro que ainda não chegou.

 
CONDUZIR O DIÁLOGO INTERNO NEGATIVO

O diálogo interno é uma parte importante e valiosa do nosso processamento interno, desde que saibamos como usá-lo e como conduzi-lo. No entanto, poucos de nós, recebem lições de como usar e conduzir o processo interno de pensamento e de sensações, deixar o nosso diálogo interno em paz,... e , assim, nós acabamos por desenvolver o nosso próprio modo de lidar com ele através de tentativas e erros. E na verdade são esses resultados da tentativa e erro, mesmo razoavelmente efetivos, que nos colocam na direcção da nossa vida emocional.

Como a PNL nos permite "modelar" ou examinar como usamos a nossa mente e corpo, isso é um insight valioso para que possamos conduzir melhor a nossa vida.
Aplicar a PNL no diálogo interno negativo significa termos escolhas para melhorar a forma como usamos essa capacidade:


Substitua-o por um fluxo de diálogo interno mais aprazível;
Re-direccione-o prestando atenção aos outros sentidos físicos como a audição, a visão e as sensações cinestésicas;
Negocie com ele: faça um acordo com seu próprio diálogo interno... não o deixe simplesmente à solta;
Altere-o: mude a maneira como você fala consigo porque isso tem um efeito calmante e lhe dá mais apoio.
Dirija-o: desenvolva a capacidade de decidir não "acolher" certos tipos de pensamentos.
Reconheça-o: como algo que estamos habituados a ouvir, e que, na verdade, pode ser escutado de um modo diferente.

USE-O OU FICA À MERCÊ DELE

Quando "usado" efetivamente, o nosso diálogo interno é um recurso admirável, uma dádiva que nos permite pensar com criatividade, realismo, lógica, com continuidade, com crítica, etc. Sem essas capacidades, nós não seríamos capazes de aCtuar efetivamente na vida diária.

O problema com o diálogo interno negativo tem origem no facto de que nós não sabemos que podemos dirigi-lo, ou se sabemos, não sabemos como dirigi-lo. É mais ou menos como ter um cachorro. Se o cachorro foi treinado, ele pode ser uma óptima companhia, ajudar na segurança e ser um companheiro fiel. Porém, se sempre permitiram que ele fizesse tudo o que queria, ele pode causar destruição dentro e fora de casa – e até mesmo arriscar a segurança dos amigos e da família!

É perfeitamente possível aprender a dirigir o diálogo interno. Basta ter consciência de que ele existe, e aprender a usá-lo como uma força, que pode ser eficazmente direccionada.
Texto adaptado de um artigo publicado na The Pegasus NLP Newsletter – novembro de 2006 com o título de Dealing with Negative Self-Talk no site http://www.nlp-now.co.uk/

 
Há palavras de paz, amor e entrega incondicionais, que permanecem eternamente nos nossos corações.
Há aprendizagens que nos chamam, como o belo cantar dos pássaros, porque nos transportam para dimensões que nos transcendem, e que, por isso, tocam a nossa essência mais profunda, nos curam, e nos elevam!

Obrigado, obrigado, obrigado!

quarta-feira, junho 13, 2007

 
Amanhã
Um novo dia começa,
Com novos desafios
E novos pedidos
De entrega e rendição
Total e incondicional.

Bem haja!

 
O QUE É COACHING DE IDENTIDADE ?

Fazer Coaching de Identidade é uma maneira de você optimizar o uso do seu potencial e dos seus recursos de excelência. É uma metodologia orientada para a definição das suas metas, a formulação de novos objectivos, e o reenquadramento dos seus medos e problemas. No coaching, comunicação e linguagem fazem a diferença; em especial, a comunicação que você estabelece consigo em primeira mão; depois, aquela que, excelentemente direccionada, torna mais produtiva, bela e inspirada, a sua relação com os outros.
Informações, Consultas e Formação, contacte:

Cristina Seabra

Coach Internacional Certificado
MasterPractioner em Programação NeuroLinguística
Consultora em Panorama Social Mental
Formadora Certifica pelo IQF

 
PENSAMENTO DA SEMANA
Quem se liga aos sentimentos e às necessidades do outro, reconhece-se a si mesmo!

Marshall Rosenberg

 
PENSAMENTO DO DIA

Uma carícia jamais será esquecida.
O nosso corpo sempre a recordará.

Ronald B. Levy

 
À medida que o mundo se torna mais pequeno, as pequeninas coisas tornam-se maiores.

Carla Van Ammers

 
What is a spiritual discipline?
It is the discipline of becoming honest, of doing no harm to another and maintaining honesty.
Caroline Myss

This page is powered by Blogger. Isn't yours?